quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dicas para recrutar profissionais

Dicas para recrutar profissionais
 
O recrutamento de profissionais não é uma tarefa muito simples, principalmente em salões de cabeleireiros. Veja algumas dicas para facilitar o processo.
Além de testes para da análise psicológica do candidato é imprescindível à aplicação da parte prática (habilidade técnica) do profissional.
O processo de seleção é feito por etapas.
Primeira Etapa: Como começar?
Muitas pessoas acreditam que a primeira fase para a contratação do profissional é divulgar a vaga através de classificados ou partir direto para uma entrevista, mas na realidade, a primeira etapa (se não a mais importante) é definir que tipo de profissional que o seu salão está buscando.
Segunda Etapa: Identificando profissionais.
Após definir que tipo de profissional deseja contratar é necessário identificar qual meio de comunicação será o mais eficiente para a contratação deste profissional.
Identificar este meio de comunicação não é difícil, basta que o dono do salão divulgue a vaga em: revistas, sites e jornais voltados para o setor.
Anúncio na porta do salão também pode ser um meio de captar profissionais, porém não é muito indicado, pois estará restringindo o contratante somente a vaga que está disponível e não qual o perfil do profissional que ele procura.
Com o anúncio em jornais, revistas e sites do setor, o contratante tem a possibilidade de detalhar que tipo de profissional ele procura, que conhecimentos técnicos este profissional precisa ter, o salário oferecido, local de trabalho e etc.
Terceira Etapa: Triando currículos.
Triar o currículo do profissional é complicado e exige “filling” do contratante.
Identificar se o profissional está muito qualificado ou pouco qualificado é fundamental.
Se ele estiver muito qualificado é imprescindível entender o que motivou o profissional a enviar o currículo para a vaga, há quanto tempo este profissional está desempregado, se ele está em busca de novos desafios ou salário e etc.
Quem contrata um profissional muito qualificado corre o risco de não poder oferecer um salário compatível ou um ambiente motivacional necessário. Isso é um risco para o estabelecimento, pois muito provavelmente, em pouco tempo este profissional sinta a necessidade de buscar novos desafios.
Lembre-se: A rotatividade de profissionais não é sadia tanto para o negócio quanto para os demais profissionais que trabalham naquele ambiente.
Quarta Etapa: Primeiro contato.
Após triar os currículos mais interessantes e antes de entrevistar pessoalmente estes profissionais, procure fazer o seu primeiro contato por telefone.
O contato por telefone ajuda o contratante a entender melhor alguns pontos obscuros do currículo do candidato.
Quinta Etapa: Entrevista.
A entrevista deve ser planejada.
É importante que o contratante nunca entreviste sozinho o candidato.
O contratante pode pedir auxílio de uma empresa de RH (caso tenha esta possibilidade), do sócio ou de algum profissional confiável e experiente do próprio salão.
O contratante deve preparar uma série de perguntas (técnicas e psicológicas) para o candidato.
No caso de salões de belezas, também é necessário à elaboração de testes práticos (para testar a habilidade técnica deste profissional).
Exemplo de perguntas:
  1. Me fale mais sobre você.
  2. Cite 02 defeitos (pontos a serem melhorados) e 02 qualidades.
  3. O que você gosta de fazer nas horas vagas?
  4. Porque você acha que eu devo te contratar?
  5. Porque você saiu de seu antigo emprego?
  6. Se eu te contratasse qual seria a sua disponibilidade para início das atividades?
  7. Quanto tempo você trabalha com isso?
  8. O que você gosta mais de fazer e o que você gosta menos de fazer?
  9. Me fale mais sobre as suas experiências anteriores.

Se o funcionário estiver empregado em outro salão o contratante pode perguntar por quais motivos este profissional quer sair do seu emprego e o que faz ele acreditar que o seu salão é melhor do que onde ele está.
Anotar as principais frases de cada candidato ao lado das perguntas elaboradas é um meio de ajudar o contratante a identificar o candidato após a entrevista.
A parte prática deve ser elaborada de acordo com a necessidade do contratante.
O contratante nunca deve agir por impulso.
É vital entrevistar todos os candidatos para posterior contratação.
Nunca contrate um profissional no desespero.
É muito importante o contratante deixar bem claro que tipo de profissional ele está buscando, qual o tipo de atividade que este profissional estará desenvolvendo no dia-a-dia, suas chances de crescimento, o tipo de contratação, os benefícios oferecidos pelo salão e etc.
Isso ajuda o contratante e o profissional a decidir a contratação.
Sexta Etapa: Escolha do candidato
A escolha do candidato deve ser feita após a entrevista.
O contratante deve ter tempo para escolher o profissional que mais lhe agradou.
Caso nenhum profissional tenha agradado, é necessário que o contratante identifique o porque.
Identificando as causas, um novo processo deve ser iniciado.
Se o contratante estiver em dúvida entre dois ou mais profissionais, uma nova entrevista pode ser aplicada para estes profissionais.
Como dissemos, o importante é não ter dúvidas e não agir por impulso.
Não tendo dúvidas, o contratante pode entrar em contato com o profissional informado a sua escolha e procedendo com a contratação deste candidato.
Sétima Etapa: Contratação
No caso de profissionais autônomos o salão deve procurar um advogado para a elaboração do contrato.
No caso de contratação CLT o contador ou empresa de RH terceirizada pode auxiliar com o registro em carteira e tramites para a contração deste profissional.
Outros pontos importantes
Ao entrevistar, mantenha sempre em seus arquivos os outros profissionais entrevistados que lhe agradaram, ou seja, tenha sempre outros “coelhos nas mangas”.
Ao colocar anúncios, sempre olhe o classificado de seus concorrentes, isso pode te ajudar a identificar que tipo de profissionais eles estão contratando.
O Networking com concorrentes ou pessoas do setor de beleza é muito importante, pois através deles você também pode ter subsídio para a contratação de novos profissionais.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Google+ Followers

tudo para seu salao de beleza

Google+ Badge