sexta-feira, 17 de maio de 2013

afecções do coro cabeludo e do fio de cabelo

aula 7

afecções do coro cabeludo e do fio de cabelo


Alopécia Androgênica (Calvície, queda de cabelos de causa genética)
O que é?
A alopécia androgênica ou calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos levando à "queda dos cabelos", que sofrem um processo de miniaturização. A herança genética pode vir do lado paterno ou materno.
A alopécia androgênica é resultado da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos que começam a ser produzidos na adolescência (testosterona). Ao atingir o couro cabeludo de pacientes com tendência genética para a calvície, a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase, e é transformada em diidrotestosterona (DHT).
É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva a cada ciclo de crescimento dos cabelos, que vão se tornando menores e mais finos. O resultado final deste processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície. 


alopesia de pressao 


decore da tração dos cabelos ,muito comum apos seção de alisamento ou da pressaõ provocada por uso de bones , mega hair etc... 


olpesia areata (pelada)


Alopécia Areata
O que é?
A alopécia areata, conhecida vulgarmente como "pelada", é uma doença de causa desconhecida que atinge igualmente homens e mulheres, caracterizando-se pela queda repentina dos pêlos nas áreas afetadas, sem alteração da superfície cutânea.
Entre as possíveis causas, estão uma predisposição genética que seria estimulada por fatores desencadeantes, como o estresse emocional e fenômenos auto-imunes.

alopecia cicatricial

 Alopécia cicatricial primária: Do tipo hereditária.
Alopécia cicatricial primária adquirida: Causadas por certas dermatoses de origem auto imune ou desconhecidas.
Alopécia cicatricial secundária: É aquela em que o folículo é destruído secundariamente no decorrer de uma infecção, tumor ou queimaduras.


queda difusa

A queda de cabelo difusa é deflagrada por várias coisas: o que provoca a sua?

A queda de cabelo difusa pode ter várias diferentes causas. Ela costuma ocorrer quando o corpo ou a mente estão debilitados pelo estresse, por doenças, dietas não balanceadas ou flutuações hormonais. Entre outros possíveis deflagradores incluem-se certos medicamentos ou o simples envelhecimento, por exemplo. 


caspa 

 


 Caspa também conhecida como Seborréia e Dermatite Seborréica é uma doença da pele que ataca o couro cabeludo e, eventualmente, a face e o torso, provocando a abundância de oleosidade no couro cabeludo, descamação, coceiras e vermelhidão. Quando ataca o couro cabeludo, é mais popularmente conhecida como Caspa. Acredita-se que seja provocada pela levedura Malassezia furfur (cujo nome anterior era Pityrosporum ovale) em pessoas com baixa imunitária e oleosidade na pele. Embora o fungo possa desenvolver-se assintomaticamente em pessoas saudáveis, nas pessoas afetadas o crescimento desse fungo desperta uma resposta desfavorável da epiderme, que se torna inflamada, e desprende escamas de pele, numa tentativa frustrada de se livrar da infestação.
O tratamento recomendado é o uso do cetoconazol, na forma de cremes ou xampus. Xampus com piritiona de zinco, sulfeto de selênio ou alcatrão de carvão podem ajudar no tratamento, bem como loções contendo ácidos alfa-hidróxidos (AHA). Embora casos simples possam ser tratados com remédios se dá através de produtos sem prescrição, em casos mais graves, o tratamento deve ser estipulado por um dermatologista


dematite seboreia 


Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, tratando-se portanto de manifestação constitucional. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.

tinha de couro cabeludo 

 

O que é Micose (Tinha)?

Sinônimos: Dermatofitose, tinha, tinea
A tinha é uma infecção de pele causada por um fungo. Normalmente, aparecem várias manchas de tinha na pele ao mesmo tempo.

Causas

A tinha é comum, especialmente entre crianças. Contudo, pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é causada por um fungo, não um verme como o nome em inglês sugere.
Muitas bactérias e fungos habitam o corpo humano. Alguns deles são úteis, enquanto outros podem causar infecções. A tinha ocorre quando um tipo de fungo denominado tinea cresce e se multiplica na pele. 

 Quais as principais doenças do fio de cabelo e do coro cabeludo?

   Dermatite Seborreica - doença não contagiosa, mas crônica, que ocorre em áreas de maior concentração de glândulas sebáceas (que produzem oleosidade). Os sintomas são descamação e vermelhidão discreta da área afetada, que fica irritada e coçando. A doença também pode aparecer na barba, na sombrancelha e nos cílios. O tratamento para esta doença consiste no uso de shampoos anti-seborréicos à base das seguintes substâncias: coaltar, ácido salicílico, piritionato de zinco ou sulfeto de selênio.
   Caspa - ocorre em função da morte das células da superfície da epiderme (camada mais externa da pele). O sugirmento da caspa ocorre devido a renovação muito rápida dessas células, que acaba provocando uma queratinização imperfeita. As secreções da glândula sebácea e os restos de células se misturam a microorganismos, que são os germes que se alimentam do sebo, formado substâncias que irritam o couro cabeludo e causam coceira.
   Alopécia - é a ausência total ou parcial dos cabelos, sendo que sua forma mais característica é a calvície.
   Tricoptilose - rompimento na ponta do pêlo, dividindo em duas ou mais pontas. A causa é o uso excessivo de produtos químicos. O tratamento consiste na utilização de cosméticos de boa qualidade, que pode ser indicado pelo cabeleireiro. Também conhecido como "ponta dupla".
   Trichonodosis - presença de nó no fio do cabelo, ocasionando fratura nas hastes. O tratamento consiste na utilização de cosméticos de boa qualidade, que pode ser indicado pelo cabeleireiro.
   Tínea Capitis - tipo de micose contagiosa, produzida por parasita do tipo fungo. Essa infecção é mais comum em crianças. O tratamento é feito com antimicóticos e antibióticos de uso local.
   Eczema ou Dermatite - sensação de coceira, seguida por inchaço.
   Pitiríase Versicolor - tipo de micose contagiosa, caracterizada por escamações no couro cabeludo e manchas que se iniciam no pescoço e espalham-se até o tronco. As manchas podem ser claras, escuras ou avermelhadas. O tratamento é feito com antimicóticos e antibiótico de uso local.
   Pediculose - é uma infestação produzida por um parasita - o piolho. Seu sintoma mais comum é coceira intensa no couro cabeludo e na base da nuca. O tratamento é feito com produtos parasitoriários de ação local.
   Foliculite - infecção do folículo piloso causada por bactérias. Seus sintomas podem ser superficiais (pústulas que não comprometem o pêlo) ou podem ser profundos (caracterizado por nódulos que deixam cicatrizes). Tratamento feito com o uso de antibiótico receitado por um profissional da área de saúde.

-----------------------------------------------------------------------------------
 1. A queda de cabelo dá sinais durante o banho ou no travesseiro

VERDADEIRO. As duas situações podem revelar o problema, mas lembre-se: é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Como não dá para contar, apenas observe.
Se o volume de fios caídos aumentar, procure um médico.

2. Lavar o cabelo todos os dias provoca a queda dos fios
FALSO. Deixar de lavá-lo acreditando nisso pode causar ou piorar um quadro de caspa. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não. Mas lavar diariamente não prejudica as raízes nem os fios e é fundamental para quem tem cabelo oleoso ou pratica esportes.

3. Menstruação faz cair cabelo
FALSO. O desequilíbrio hormonal é o que influencia, principalmente na fase pré-menstrual. O problema também pode surgir na menopausa, na puberdade e depois da gestação.

4. Estresse pode desencadear o problema
VERDADEIRO. O estresse é um grande motivador porque faz o corpo produzir substâncias químicas que interrompem o crescimento dos cabelos.

5. Anticoncepcional, remédios ou vitamina A misturados ao xampu combatem a queda e fazem o cabelo crescer
FALSO. Nenhum desses modismos funciona, pois eles não penetram nos fios ao serem aplicados externamente.

6. Cortar as pontas fortifica e ajuda a evitar a queda de cabelo
FALSO. As pontas não têm influência no crescimento dos fios. Diferentemente das plantas, a raiz não sabe o que acontece nas pontas porque não há nenhuma ligação entre elas. Cortar as pontas do cabelo só resolve o problema de pontas duplas.

7. Dormir de cabelo molhado aumenta as chances de queda
FALSO. A raiz não se encharca com a umidade dos fios. O único mal que pode causar é resfriado. Mas tome cuidado com a água muito quente que pode, sim, piorar o problema.
8. Escova e chapinha causam queda
DEPENDE. Tanto a escova como a chapinha podem enfraquecer os fios se forem feitas excessivamente. Se a frequência desses procedimentos for dia sim, dia não, não há grandes problemas. O problema seria escovar o cabelo com muita violência.

9. Megahair enfraquece os fios
VERDADEIRO. A raiz fica machucada e o cabelo cai por causa da força que os fios "puxados" fazem. Esse problema também pode acontecer com mulheres que prendem o cabelo todos os dias.

10. Problemas no couro cabeludo têm relação com queda capilar
VERDADEIRO. O mais comum é a caspa. Os mais raros são psoríase (áreas avermelhadas sobrepostas de escamas que podem ou não coçar) e infecção provocada por fungos (micose), mais comuns em crianças.

11. Comer errado faz perder cabelo
VERDADEIRO. Carência de vitaminas e nutrientes como ferro, zinco, biotina e alguns aminoácidos enfraquece os fios. Já as vitaminas A e E, o complexo B e o cálcio têm relação direta com fios saudáveis.

12. Se o cabelo da minha mãe cai, o meu pode cair também
VERDADEIRO. A calvície pode ser hereditária e não tem cura. É diferente da queda, que é normal e não gera preocupação.
 

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

cabeleireiro on line

Postagens populares

tudo para seu salao de beleza

Minha lista de blogs

seja bem vindos ao e cabelos

ola amigos(a) criei este espaço para ajudar e dar dicas quem queira ou ja estar no ramo da beleza/saude.

Torne-se um(a) Cabeleireiro(a) Profissional!

O ramo da beleza cresce a cada dia, e cresce também a busca por profissionais qualificados na área. Estude aqui e gratis vou passar a teoria e tirar suas duvidas.

cortes de cabelo

Incluindo corte de cabelo masculino

tipos de penteados
Veja também penteado para noivas

Alisamentos
Aprenda técnicas da escova progressiva

Colorimetria
Saiba tudo sobre coloração para cabelos

Visagismo
Combine cores e cortes de cabelo com formatos de rosto diferentes

Dicas de como abrir seu próprio salão!
você aprenderá sobre cortes de cabelo, penteados alisamentos e muito mais, veja:
CORTES
Aprenda sobre o tratamento dos fios e as principais técnicas para os mais variados tipos de corte de cabelos

Assimétrico
Reto
Chanel
Curto
Revitalizante
Infantil
Masculino
PENTEADOS
Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos

Buclees
Para noivas
Colmeia
Noite
Escova
TRATAMENTO DE
CABELOS
Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos
  • Hidratação
  • Mecha Californiana e Reflexo
  • Ondulação e Permanente
  • Plantas medicinais
  • Hena
  • Controle de volume
  • Visual saudável

ALISAMENTO DE
CABELOS
Conheça técnicas de alisamento de cabelos existentes no mercado. Os cuidados e benefícios de cada uma.
  • Escova Progressiva
  • Progressiva de Chocolate
  • Relaxamento
  • Amaciamento com Guanidina
  • Touca de Gesso

COLORIMETRIA E
VISAGISMO
Aprenda também as técnicas de coloração dos cabelos e saiba como ressaltar a beleza de suas clientes indicando o melhor tipo de corte e cor, de acordo com o cabelo e rosto de cada um.
colorimetria e visagismo
  • Torne-se um(a) Cabeleireiro(a) Profissional!

    O ramo da beleza cresce a cada dia, e cresce também a busca por profissionais qualificados na área.

    cortes de cabelo

    Incluindo corte de cabelo masculino

    tipos de penteados
    Veja também penteado para noivas

    Alisamentos
    Aprenda técnicas da escova progressiva

    Colorimetria
    Saiba tudo sobre coloração para cabelos

    Visagismo
    Combine cores e cortes de cabelo com formatos de rosto diferentes

    Dicas de como abrir seu próprio salão!
    você aprenderá sobre cortes de cabelo, penteados alisamentos e muito mais, veja:
    CORTES
    Aprenda sobre o tratamento dos fios e as principais técnicas para os mais variados tipos de corte de cabelos

    Assimétrico
    Reto
    Chanel
    Curto
    Revitalizante
    Infantil
    Masculino
    PENTEADOS
    Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos

    Buclees
    Para noivas
    Colmeia
    Noite
    Escova
    TRATAMENTO DE
    CABELOS
    Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos
    • Hidratação
    • Mecha Californiana e Reflexo
    • Ondulação e Permanente
    • Plantas medicinais
    • Hena
    • Controle de volume
    • Visual saudável

    ALISAMENTO DE
    CABELOS
    Conheça técnicas de alisamento de cabelos existentes no mercado. Os cuidados e benefícios de cada uma.
    • Escova Progressiva
    • Progressiva de Chocolate
    • Relaxamento
    • Amaciamento com Guanidina
    • Touca de Gesso

    COLORIMETRIA E
    VISAGISMO
    Aprenda também as técnicas de coloração dos cabelos e saiba como ressaltar a beleza de suas clientes indicando o melhor tipo de corte e cor, de acordo com o cabelo e rosto de cada um.




  • Cabeleireiro