domingo, 19 de maio de 2013

A escova certa para cada tipo de cabelo

 Você sabia que a escolha da escova adequada pode fazer uma diferença imensa no resultado final do penteado? Aprenda quais as escovas mais apropriadas para cada situação e para cada tipo de cabelo



Redonda: são as mais comuns para alisar e modelar os cabelos, usadas também nos salões. As melhores são as que misturam cerdas naturais e sintéticas, pois ajudam a deixar os cabelos mais macios e brilhantes. O ideal é ter tamanhos diferentes em casa. Quanto mais curto o cabelo, menor o seu diâmetro.
escova redonda
Oval: estimula o couro cabeludo e auxilia na distribuição dos óleos naturais. Ideal para usar naqueles cabelos mais finos e ondulados.
escova oval
Raquete: ideal para escovar cabelos embaraçados e compridos sem danificá-los. As de base almofadada e com bolinhas nas pontas dos pinos ainda proporcionam uma sensação agradável estimulando e massageando o couro cabeludo.
escova raquete


Escova certa

Com bolinhas nas pontas: ideal para tirar o volume dos cabelos, além de massagear o couro cabeludo.
Escova com bolinhas nas pontas




Cuidado ao desembaraçar: comece sempre pelas pontas do cabelo e vá subindo aos poucos para não quebrar os fios.
Pressa na hora de secar: dê preferência por escovas com base de metal, pois esse material acelera o processo de secagem retendo o calor do secador.
Megahair ou alongamento: evite as escovas com bolinhas na ponta para não arrancar os fios presos com cola ou trançados.
 


Escova raquete: ideal para cabelos muito longos, ajuda a criar um estilo liso, reto, em que o volume não tem lugar; também servem para cabelo grosso e massagem suave no couro cabeludo.
Além disso, este modelo de escova é muito bom para desembaraçar os cabelos. Grande e com cerdas mais duras, ela acaba com os nós dos cabelos longos e médios rapidamente, sem puxar nem agredir os fios.


Escova almofada: Isso funciona bem com o cabelo de comprimento médio, ajuda a suavizar e amaciar o cabelo, funciona muito bem em cabelos finos.
É a escova que eu uso no meu cabelo e super aprovo, viu! (Ah, meu cabelo é liso e fino!)


Escovas com ventilação: este tipo de escova permite que o ar flua através do cabelo, tornando-o ideal para desembaraçar e utilizar com o secador, pois vai ajudar a secar o cabelo com mais facilidade. É recomendado para o cabelo acima dos ombros e para criar volume.


Escovas térmica: quando usado com a ajuda do secador molda o seu cabelo, as menores são usadas para criar volume, enquanto as maiores para relaxar.


Redonda, com tubo 360º de cerdas “juntinhas – É perfeita para alisar cabelos muito cacheados ou crespos; por ter as cerdas bem juntas, dá para colocar mais pressão na raiz e conseguir um acabamento melhor. Mas também serve para fazer cachos ou produzir volume na raiz dos cabelos curtos.



Redonda, com tubo 360º de cerdas “mais separadas” – Funciona bem para cabelos de média densidade, longos ou médios. Pode ser usada para alisar, fazer uma escova cacheada ou ondas mais suaves e dar brilho. Não é aconselhável para desembaraçar.
Retangular ou oval com cerdas separadas– esses tipos desembaraçam sem agredir os fios
Quadrada, retangular, oval ou estreita e fina com cerdas bem juntinhas – É ideal para finalizar penteados, principalmente nos cabelos presos, domando os fios rebeldes e mechas que insistem em “sair da linha”.
Redonda, retangular ou fina com cerdas mistas (natural e náilon) – As cerdas naturais geralmente são feitas com pêlo de javali ou crina de cavalo, e as sintéticas, de náilon. Essa escova é perfeita para alisar cabelos ondulados e crespos finos, pois desliza facilmente e ainda garante boa durabilidade à escova. Outra vantagem: por ter cerdas mistas não embaraça e nem puxa muito o cabelo no momento de esticar os fios para alisá-los.  
Denman – O nome vem da famosa marca inglesa de escovas e acessórios, a Denman. O modelo clássico da marca acabou batizando o tipo no mundo inteiro: normalmente retangular, as cerdas são pinos de náilon “fundidos” (não têm aquele buraquinho da base da cerda, onde o cabelo enrosca), fixados em uma almofada de borracha, que permite total aderência dos fios à escova e um eficaz efeito anti-estática (que não deixa fios arrepiados). Esta escova dá um resultado muito bom de alisamento, por isso é perfeita para cabelos lisos e finos. E mais: permite certa pressão, sem agredir os fios e o couro cabeludo. 
Escova térmica – Normalmente é circular, com um tubo que pode ser de cerâmica, metal ou teflonado (materiais que retêm calor). É a mais usada hoje quando se utiliza secador, porque ajuda a manter o calor, reduzindo o tempo de secagem, e dispensa o excesso de ar quente sobre a mecha, o que permite que o movimento de girar a escova para alisar seja menos traumático para o fio, já que o calor que ela retém no tubo evita o excesso de queimaduras no fio.
Os tipos de cerdas

· Náilon
Ideal para cabelos lisos ou levemente ondulados. É importante não encostar o secador na cerda, pois ela pode derreter ou queimar o couro cabeludo.

· Náilon com bolinhas nas pontas
Enquanto penteia, ela também faz uma leve massagem no couro cabeludo.

· Mistas (javali e náilon)
As cerdas de javali alisam os fios enquanto as de náilon desembaraçam.

· Naturais
Ajudam a desembaraçar os fios e penteiam melhor.


Os modelos ideais para...
... cabelo ralo: dê prioridade à escova térmica (de corpo metálico) com diâmetro pequeno. Ela aquece o fio, fazendo o cabelo modelar mais. É recomendada para a mulher que quer ganhar volume no visual.
... fio crespo, ondulado e cacheado: quem tem esse tipo de cabelo pode também investir na compra de uma escova térmica com cerdas naturais. O modelo ajudará no molde dos cachos e na facilidade de preparação do penteado.
...eliminar os arrepiados: prefira as escovas com cerdas de nylon. Elas diminuem o frizz e quando confeccionadas com corpo de metal, ajudam a acelerar a secagem dos cabelos.
...desembaraçar: se não gosta de escovar o cabelo e prefere secar desembaraçando, a “escova raquete” (aquela com formato de raquete de tênis, mostrada no in´cio da coluna) é ideal. Funciona como uma espécie de prancha, alisando sem “chapar” os fios. É uma boa dica para quem procura fugir dos pentes.


...
Ventillada: O modelo oval com base de cerâmica tem cerdas naturais de javali e é indicado para secar e modelar as pontas. A escova é ativada pelo calor do secador, e, por ser ventilada e ter cerdas espaçadas, dá volume ao cabelo.
A escova de cabelo modelo raquete é boa para desembaraçar cabelos longos e lisos
A escova de cabelo modelo raquete é boa para desembaraçar cabelos longos e lisos Foto: Divulgação
Raquete: Esta escova oval tem cerdas de plástico com bolinhas na ponta que protegem o couro cabeludo. É indicada para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo e é boa opção para pessoas com maior sensibilidade.
A escova de cabelo com base de cerâmica é ativada com o calor do secador
A escova de cabelo com base de cerâmica é ativada com o calor do secador Foto: Divulgação
Cerâmica: Arredondada e com base de cerâmica, ela é ativada pelo calor do secador. As cerdas mistas unem a durabilidade do nylon e a maciez do javali. É indicada para cabelos ondulados a lisos, para modelar, pentear e desembaraçar.
A escova de cabelo almofadada é boa opção para pessoas com maior sensibilidade
A escova de cabelo almofadada é boa opção para pessoas com maior sensibilidade Foto: Extra
Almofadada: Este modelo almofadado com cerdas de plástico é indicado para cabelos longos e lisos, ou levemente ondulados. Se usado com secador, tem efeito de escova modelada, mas não tão lisa.
A escova de cabelo fininha é ideal para cabelos curtos
A escova de cabelo fininha é ideal para cabelos curtos Foto: Divulgação
Fininha: Este modelo de escova tem diâmetro menor, o que é indicado para modelar, cachear e finalizar cabelos curtos. O revestimento em cerâmica aquece a escova e trata os fios quando usado com secador, diminuindo o frizz.
A escova retangular é bastante comum e serve para desembaraçar todos os tipos de cabelo
A escova retangular é bastante comum e serve para desembaraçar todos os tipos de cabelo Foto: Divulgação
Retangular: É o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. Serve para desembaraçar todos os tipos de fios, pois tem um bom espaçamento entre as cerdas. Esse espaço ajuda evitar a quebra do cabelo.

A forma certa de pentear o cabelo
Não adianta escolher o modelo ideal de escova se, na hora de pentear, não fizer da forma certa. Confira as dicas da consultora Luciana Monteiro para evitar transtornos:
A primeira coisa a fazer é dividir o cabelo ao meio, em duas partes. Desembarace as pontas com a escova oval almofadada e , então, penteie de cima para baixo, para estimular o couro cabeludo e dar brilho do fio.
Em seguida, separe o cabelo em mechas finas. Manuseie a escova redonda de cima para baixo, alisando ou modelando o fio com o calor do secador.
Por último, use a escova raquete para finalizar as pontas, deixando o fio mais maleável.
Higiene: limpar a escova também é importante
Não use escovas de outras pessoas. Elas podem servir de veículo para caspa, seborréia e até para piolho. Eca!
O ideal é limpar a escova uma vez por semana. Para isso, tire o excesso de fios passando um pente fino. Em seguida, deixe a escova de molho numa solução de água e sabão por dez minutos. Enxágue e seque bem antes de usar. Além da lavagem, é possível encontrar em lojas especializadas higienizadores em spray com ação antibactericida

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

cabeleireiro on line

Postagens populares

tudo para seu salao de beleza

Minha lista de blogs

seja bem vindos ao e cabelos

ola amigos(a) criei este espaço para ajudar e dar dicas quem queira ou ja estar no ramo da beleza/saude.

Torne-se um(a) Cabeleireiro(a) Profissional!

O ramo da beleza cresce a cada dia, e cresce também a busca por profissionais qualificados na área. Estude aqui e gratis vou passar a teoria e tirar suas duvidas.

cortes de cabelo

Incluindo corte de cabelo masculino

tipos de penteados
Veja também penteado para noivas

Alisamentos
Aprenda técnicas da escova progressiva

Colorimetria
Saiba tudo sobre coloração para cabelos

Visagismo
Combine cores e cortes de cabelo com formatos de rosto diferentes

Dicas de como abrir seu próprio salão!
você aprenderá sobre cortes de cabelo, penteados alisamentos e muito mais, veja:
CORTES
Aprenda sobre o tratamento dos fios e as principais técnicas para os mais variados tipos de corte de cabelos

Assimétrico
Reto
Chanel
Curto
Revitalizante
Infantil
Masculino
PENTEADOS
Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos

Buclees
Para noivas
Colmeia
Noite
Escova
TRATAMENTO DE
CABELOS
Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos
  • Hidratação
  • Mecha Californiana e Reflexo
  • Ondulação e Permanente
  • Plantas medicinais
  • Hena
  • Controle de volume
  • Visual saudável

ALISAMENTO DE
CABELOS
Conheça técnicas de alisamento de cabelos existentes no mercado. Os cuidados e benefícios de cada uma.
  • Escova Progressiva
  • Progressiva de Chocolate
  • Relaxamento
  • Amaciamento com Guanidina
  • Touca de Gesso

COLORIMETRIA E
VISAGISMO
Aprenda também as técnicas de coloração dos cabelos e saiba como ressaltar a beleza de suas clientes indicando o melhor tipo de corte e cor, de acordo com o cabelo e rosto de cada um.
colorimetria e visagismo
  • Torne-se um(a) Cabeleireiro(a) Profissional!

    O ramo da beleza cresce a cada dia, e cresce também a busca por profissionais qualificados na área.

    cortes de cabelo

    Incluindo corte de cabelo masculino

    tipos de penteados
    Veja também penteado para noivas

    Alisamentos
    Aprenda técnicas da escova progressiva

    Colorimetria
    Saiba tudo sobre coloração para cabelos

    Visagismo
    Combine cores e cortes de cabelo com formatos de rosto diferentes

    Dicas de como abrir seu próprio salão!
    você aprenderá sobre cortes de cabelo, penteados alisamentos e muito mais, veja:
    CORTES
    Aprenda sobre o tratamento dos fios e as principais técnicas para os mais variados tipos de corte de cabelos

    Assimétrico
    Reto
    Chanel
    Curto
    Revitalizante
    Infantil
    Masculino
    PENTEADOS
    Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos

    Buclees
    Para noivas
    Colmeia
    Noite
    Escova
    TRATAMENTO DE
    CABELOS
    Aprenda também a escovar os cabelos e fazer penteados perfeitos
    • Hidratação
    • Mecha Californiana e Reflexo
    • Ondulação e Permanente
    • Plantas medicinais
    • Hena
    • Controle de volume
    • Visual saudável

    ALISAMENTO DE
    CABELOS
    Conheça técnicas de alisamento de cabelos existentes no mercado. Os cuidados e benefícios de cada uma.
    • Escova Progressiva
    • Progressiva de Chocolate
    • Relaxamento
    • Amaciamento com Guanidina
    • Touca de Gesso

    COLORIMETRIA E
    VISAGISMO
    Aprenda também as técnicas de coloração dos cabelos e saiba como ressaltar a beleza de suas clientes indicando o melhor tipo de corte e cor, de acordo com o cabelo e rosto de cada um.




  • Cabeleireiro